quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Pressupostos da filosofia moderna para compreender Fichte



Os passos realizados pela filosofia permitem enxergar o teor prospectivo da razão, concretizado nas expressões da ciência, da estética com a pintura e a poesia, e na compreensão da sociedade, com as suas formas de governo e demais organizações políticas.
Sabemos que durante o período medieval, além da componente racional, todas estas expressões foram declinadas a partir do fenômeno do cristianismo, responsável por apresentar uma concepção de Deus como luz que dissipa as trevas que assolam a pessoa humana, sua racionalidade e realidade circunstante.
Como recordamos o período moderno da filosofia, filho legítimo do Renascimento, contrapõe o teocentrismo medieval com a proposta de um antropocentrismo, que não admite a necessidade de auxílios para a razão.
Genuinamente pós-renascentista, a filosofia moderna, reelabora as concepções medievais. O sacro dos modernos, não é o divino ou o transcendente, mas sim, o humano ou o imanente. Há uma sacralização do profano e a decorrente profanação do sacro. A modernidade se rebela contra leis de teor divino e segue apenas leis de caráter racional.
No Olimpo da modernidade há uma única deusa, adolescente e bela, caprichosa e fascinante. Voltada para o espelho do narcisismo, a razão moderna enxerga apenas a própria imagem que além de possuir luz própria, sente-se incomodada diante de luzes que derivem de outros endereços.
Preparado pelo tipo de racionalismo próprio do cogito de Descartes, o Iluminismo francês assumiu este projeto, que atingiu grandes nomes da filosofia moderna como Kant e Fichte. O filósofo de Königsberg compreendia o Iluminismo como a saída da menoridade para a maioridade, isto é, para a fase adulta da razão, que guiada pelo “sapere aude” dos latinos, torna-se capaz de pensar-agir por si mesma.
Dentre as repercussões racionalistas típicas de Kant, salientamos a que diz respeito ao âmbito moral, com o respectivo imperativo categórico que enfatiza o cumprimento do dever pelo simples prazer de vê-lo cumprido (deontologia) e não em vista de finalidades que lhe são externas (teleologia). Relendo Kant, Fichte constrói uma concepção de Deus que o identifica com o ordenamento moral e afirma que nesta reside a impossibilidade de negar-lhe existência.
Vemos assim delineada na filosofia moderna, a noção de religião natural pautada sobre o dado racional, distante de qualquer acento proveniente da revelação, da intervenção de Deus que no hoje da história, escuta os gritos da razão, vem procurá-la quando está perdida no solipsismo, carrega-a sobre os ombros e cuida das suas feridas, para que retome a sua direção existencial: encontrar o divino que reside no humano.

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