segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Nietzsche, Papa Francisco e a morte de um deus



Semblantes pesados, intimidadores, que do alto pedestal do orgulho, acusam as demais pessoas, rotulando-as como distantes das dádivas contidas na religião, não realizaram este grandioso encontro com o Deus revelado através da vida e da pregação de um jovem nazareno, chamado Jesus Cristo.
É quanto temos ouvido deste homem simples, semelhante aos sacerdotes que catequizaram nossos avós, distante das luxuosas catedrais, dos gabinetes das cúrias diocesanas, mas através daquelas visitas dominicais ansiosamente esperadas e preparadas para acolher alguém que não traria o ensinamento de complexas doutrinas teológicas, mas o sorriso comprometido com a vida quotidiana, nutrido por uma palavra encorajadora, capaz de afastar qualquer desânimo.
Com a simplicidade de alguém que usa tranquilamente o transporte público da cidade e que encontra o tempo de preparar a própria alimentação de cada dia, o então cardeal Bergoglio torna-se o Papa Francisco e da suntuosa Basílica dedicada ao primeiro papa da Igreja, inclina-se pedindo aos fiéis presentes na Praça de São Pedro, que o abençoe logo ao início do seu novo serviço pastoral.
Temos acompanhado através da imprensa, inúmeras situações que mostram a naturalidade com a qual o Papa Francisco quebra os chamados protocolos. Sem dúvidas, esta naturalidade o assemelha a um jovem com pouco mais de trinta anos, que nas páginas da Sagrada Escritura, visita uma família dilacerada pela morte do irmão e movido por compaixão, por esta capacidade de “padecer com”, de colocar-se sem demoras, sem cálculos, no lugar do outro, chora angustiadamente ao ponto de suscitar nos demais esta mesma comoção.
O trecho do Evangelho de João (11,33-36) nos diz que: Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava”.
A vida pastoral do Papa Francisco, tem certamente mostrado este rosto de Jesus, homem como nós, capaz de assumir nossa linguagem, suores e perfumes, alegrias e tristezas, sorrisos e prantos, o inteiro conjunto da expressividade humana. Talvez aqui esteja algo daquilo que pretendia Nietzsche (1844-1900), anunciando a morte de deus, de um deus plastificado, tão lindo quanto insensível, enclausurado pelos séculos nas nuvens do céu, o distante legitimador das opressões que pesam sobre os frágeis, consolados apenas pela esperança de um paraíso celeste.
O Jesus do cristianismo é sempre o rosto do Deus que ouve o grito do seu povo, que vem visitá-lo e libertá-lo. Estamos redescobrindo Jesus, tão divino e tão humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário