domingo, 8 de fevereiro de 2015

Sobre a Religião: Fragilidade e Liberdade.



Dentre os aspectos que caracterizam a religião, destaca-se aquele acento fenomenológico que se debruça sobre um conjunto de manifestações. Há sempre um grito ouvido e uma mão estendida para o auxílio. O grito de uma injustiça. O pranto da viúva, do estrangeiro e o abandono do órfão. O grito de um homicídio e de um fratricídio. É o grito da razão em busca de compreensão.
Nas páginas da Escritura, encontra-se uma progressiva manifestação divina que intervém em favor da humanidade aflita e abandonada. No livro do Êxodo (3,7-9), lê-se: “Estou vendo muito bem a aflição do meu povo que está no Egito. Ouvi seu clamor diante de seus opressores [...]. Desci para libertá-lo do poder dos egípcios [...]. O clamor dos filhos de Israel chegou até mim”. A religião bíblica com seu apelo em prol do comum exerce papel determinante no combate aos variados tipos de opressão social.
No diálogo com a humanidade representada por Caim no livro do Gênesis (4,10), Deus dirige a seguinte pergunta: “O que foi que você fez? O clamor do sangue do seu irmão grita por mim [...]”. A religião bíblica assume um compromisso inalienável com a vida em toda extensão do seu devir.
No decorrer das suas inúmeras intervenções, Deus esclarece os detalhes do seu compromisso, da sua aliança. Lê-se no livro de Zacarias (7,10): “Não oprimam a viúva e o órfão, o estrangeiro e o pobre; e ninguém fique, em seu coração, tramando o mal contra seu irmão”. A religião bíblica leva ao combate das situações que mais impedem o desenvolvimento das capacidades e aptidões humanas.
Dos extratos bíblicos acentuados, emerge um preciso perfil da religião que acalenta a razão na honrosa tarefa de conhecer e elucidar a sua identidade. A religião implica uma pedagogia da libertação. No caminho da religião conhecemos quem liberta, como, quando e para que liberta. O percurso proposto pela religião deve levar ao compromisso de libertar, deve mostrar que somos livres para libertar.
Na sua identidade intelectiva, a religião é leitura de uma fenomenologia da existência à luz da fragilidade experimentada ao longo da trajetória comum da humanidade. E nesta leitura fenomenológica, a religião se reveste de um caráter inclusivo. Este é sem dúvida um grande contributo da religião para a sociedade, particularmente quando tende ao culto da exclusão e da supressão do diferente.
Assim sendo, a leitura da religião se manifesta qual experiência social marcada por um pluralismo que acolhe e integra num itinerário de compreensão de Deus, do outro e de si. A pedagogia da encarnação presente no cristianismo e em outras religiões enfatiza a construção de uma visão integral do fenômeno humano a partir da sua real fragilidade e do seu desejo natural de liberdade.

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